Histórico

Como tudo começou

A Associação Comercial de Lorena foi fundada em 09 de junho de 1917, tendo como primeiro presidente José Leite Pereira Junior. Sexta Associação fundada no estado de São Paulo, a ACIAL está construindo o desenvolvimento econômico do município de Lorena há 90 anos.

Na década de 40 o foco de trabalho da Associação Comercial era a cultura, o esporte e recreação, ou seja, era uma entidade voltada para o lazer, a tradição e o entretenimento, não havendo distinção entre Associação Comercial e o Clube Comercial. Existia uma única entidade focada em entretenimento quando deveria objetivar e organizar a atividade econômica e comercial de Lorena.

Conseqüentemente, em 1971 um grupo de empresários associados, com real objetivo de tornar a Associação Comercial uma entidade voltada realmente para atender a demanda da classe empresarial desmembrou-se, criando o Clube Comercial de Lorena e a Associação desenvolveu-se rapidamente de forma considerável, passando a ter sede própria à rua Manoel Prudente, 136. Informatizou todos os seus departamentos e serviços de redes. Instalou PABX, adquiriu novas linhas telefônicas e implantou o sistema de SCPC municipal. Em 1998 foi implantado o SCPC regional, em 1999 o estadual e em 2000 passou a atuar em nível nacional.

Hoje, em seu atual quadro associativo encontram-se empresas de todos os setores e segmentos da economia de Lorena, entre eles: comerciantes, profissionais liberais, prestadores de serviços, industriais, agropecuaristas e outros.

Por fim a Associação Comercial, Industrial, Autônomos e Liberais de Lorena, dentre suas atividades de fomento da atividade econômica se tornou referência para os empresários associados e parceira das micro e pequenas empresas da região, entidades sociais e de classe, universidades, colégios e ainda de vários setores de governo municipal.